Abaco CBA e Faculdade São Judas Tadeu
    Home Área do Aluno    

        abacocba aluno
Receba nossa newsletter

        Abaco CBA newsletter
         Fale Conosco
             Ouvidoria
Facebook Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa
 
  Unidades Calendário dos Cursos Especialização • Formação Especialista Formação Profissional Habilitação Técnica Extensão  
   
 
  ABACO • Sohaku-in  
  Notícias & Vídeos
  Eventos
  Convênios
  Artigos
  Revista
  Links

 
  Centro de Treinamento  
  Estudos Avançados



Notícias - Vídeos - ABACOCBA na mídia
Clique nos títulos para ver os vídeos na íntegra.


ABACO/CBA leva grupo de estudantes e profissionais de acupuntura brasileiros para participar de cursos avançados de aperfeiçoamento em Acupuntura na China.

Você já pensou em conhecer o berço da Acupuntura com seus hospitais e universidades, suas farmácias de fitoterápicos, seus maravilhosos professores e ainda ter um tempinho para desfrutar de uma cultura milenar?

Pois foi exatamente isto que 62 pessoas entre estudantes e profissionais de Acupuntura, além de acompanhantes, fizeram do dia 08 ao dia 28 de Maio, sob a direção do Dr. Sohaku Bastos e sob os auspícios da ABACO/CBA.

Os melhores professores, as melhores instituições de ensino, o melhor da acupuntura na China.
Saiba mais sobre a viagem e vá planejando a sua.

         


A mais respeitada revista de Acupuntura do mundo, o World Journal of Acupuntucture-Moxibustion, finalmente chega ao Brasil.

Em mais uma iniciativa da ABACO/CBA para o desenvolvimento da Acupuntura brasileira, o famoso World Journal of Acupuntura-Moxibustion WJAM, a maior revista científica de Acupuntura e Moxabustão da China agora será editada em português. A assinatura do acordo ocorreu em Beijing, no dia 14 de Maio de 2012, com a participação do Prof. Dr. Sohaku Bastos e da Dra. Han Yang-Jing, Diretora do Departamento Editorial do WJAM. Além disso, o Dr. Sohaku Bastos foi convidado para fazer parte do Comitê Editorial da mencionada revista, representando o Brasil.

O World Journal of Acupuntura-Moxibustion WJAM é administrado pelo Governo da China (State Administration of Traditional Chinese Medicine) e patrocinado pela World Federation of Acupuncture and Moxibustion Societies - WFAS, pelo Institute of Acupuncture and Moxibustion e, também, pela China Association of Acupuncture and Moxibustion.


               


O Governo da China oferece ao Prof. Dr. Sohaku Bastos a Coleção de Leis, Regulamentação e Documentos sobre a Medicina Tradicional Chinesa para a defesa da prática multidisciplinar da Acupuntura no Brasil.

O Prof. Dr. Sohaku Bastos foi designado oficialmente pela WFAS para difundir no Brasil os guias e padrões da Organização Mundial de Saúde para a Acupuntura. Sabedor disto, o Departamento de Cooperação Internacional da Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa ofereceu ao Diretor da WFAS no Brasil, Dr. Sohaku Bastos, um exemplar oficial da “Coleção de Leis, Regulamentação e Documentos da Medicina Tradicional Chinesa”.

Este documento traz toda a legislação sobre a prática da Acupuntura na China e esclarece um fato repetidamente deturpado no Brasil: o de que a prática da Acupuntura na China não é exclusividade de médicos alopatas e, tampouco, dos médicos tradicionais chineses, já que um grande número de profissionais podem se habilitar legalmente para a prática.

A ABACO/CBA irá publicar trechos desse esclarecedor documento em seu site para fortalecer a argumentação dos que trabalham pela prática multidisciplinar da Acupuntura.



         


WFAS/OMS autoriza a ABACO/CBA a traduzir os mais importantes livros de Acupuntura e Moxabustão da instituição.

A World Federation of Acupunture-Moxibustion Societies (WFAS), órgão consultivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) autorizou à ABACO/CBA a traduzir para o português os seguintes livros: “The Course of International Acumoxology” “Textbook and test questions database on International Acupuncture Proficiency Test”.

Estes dois volumes são a base para o treinamento a ser oferecido para aqueles que têm a capacidade e coragem para enfrentar o desafio de se submeterem aos exames de proficiência e de acreditação internacional em Acupuntura oferecidos pela WFAS/OMS.

O teste internacional de proficiência que a WFAS/OMS oferece em todo o mundo tem por intenção padronizar e acreditar a certificação internacional dos acupunturistas para que haja uma formação sólida em qualquer parte do mundo.

A ABACO/CBA foi a primeira instituição brasileira a se tornar Centro de Treinamento da WFAS no Brasil e por sua história e relevância na Acupuntura brasileira, foi a escolhida para fazer a tradução e a edição brasileira dos livros da WFAS.



Presidente da WFAS confia à ABACO/CBA a tarefa de traduzir, editar e distribuir seu livro no Brasil.

O Presidente da WFAS/OMS, Prof. Dr. Deng Liangyue autorizou à ABACO/CBA a tradução de seu livro “The Course of International Acumoxology”, um dos mais importantes escritos modernos sobre Acupuntura, convidando, além disto, o Prof. Dr. Sohaku Bastos a prefaciar a edição brasileira, acrescentando suas experiências em um ou mais capítulos, pois o Presidente Deng Liangyue disse ser uma honra para ele ter o Dr. Sohaku Bastos como coautor do livro em questão.

Trata-se de mais um grande gesto de reconhecimento da WFAS à ABACO/CBA e ao Dr. Sohaku Bastos pelo trabalho feito para a difusão da Acupuntura no Brasil.

A WFAS ainda se comprometeu a ajudar a ABACO/CBA a conseguir novos títulos importantes para serem publicados em português, melhorando, assim, o acesso de profissionais e estudantes brasileiros ao melhor da literatura da MTC mundial.



A WFAS/OMS e ABACO/CBA assinam Acordo de Cooperação para Treinamento em Acupuntura no Brasil.

A ABACO/CBA assinou com a World Federation of Acupunture-Moxibustion Societies (WFAS), órgão consultivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) um acordo para levar estudantes e profissionais de Acupuntura, Tui Na, Farmacoterapia Chinesa e Qigong para treinamento na China. O curso será oferecido no Acupuncture College of Beijing University of Traditional Chinese Medicine, além de dez outros hospitais que proverão as práticas clínicas para os estudantes.

O acordo (reproduzido abaixo) traz as responsabilidades de cada parte e elenca preços e prazos (preservados, por motivo de confidencialidade) para a parceria educacional. Faça como a WFAS, escolha a melhor escola de Acupuntura do Brasil para o seu treinamento.



Prof. Deng Liangyue, Presidente DA WFAS/OMS, autoriza Dr. Sohaku Bastos a organizar o I CONGRESSO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA DA WFAS, em São Paulo no próximo ano.

A World Federation of Acupunture-Moxibustion Societies (WFAS), órgão consultivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou o Dr. Sohaku Bastos para organizar o I CONGRESSO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA DA WFAS, em São Paulo, em 2013. O Congresso contará com a presença de conferencistas chineses e brasileiros. Os assuntos a serem abordados nas palestras deverão incluir, além da Acupuntura, o Tui Na, a Farmacoterapia Chinesa, a Dietoterapia chinesa e o Qi Gong. O tema central do evento será: ACUPUNTURA PARA TODOS, seguindo a meta da OMS que é: SAÚDE PARA TODOS. O evento terá como escopo a regulamentação da Acupuntura no Brasil.


O Hospital de Acupuntura e Moxabustão do Governo Chinês, e um dos centros de treinamento da WFAS, assina o acordo de cooperação técnico-científica com a ABACO/CBA

A ABACO/CBA, visando ampliar o campo de atuação de seus alunos, de ex-alunos e dos acupunturistas brasileiros em centros de excelência de treinamento em Acupuntura na China firmou convênio com o Hospital of Acupuncture and Moxibustion, em Beijing, dirigido pelo Dr. Yang Jinsheng, dirigente, também, da China Academy of Chinese Medical Science.

             


Capital Medical University e o Hospital Central de Beijing de Medicina Tradicional Chinesa unem-se à ABACO/CBA e assinam acordo para treinamento básico e avançado de estudantes e médicos brasileiros na China

A ABACO/CBA reafirma mais uma vez seu compromisso com a pluralidade na prática da Acupuntura, firmando acordo com a Capital Medical University para treinamento de estudantes e médicos ocidentais (medicina alopática) na China.

A Capital Medical University possui 10 faculdades, 14 hospitais afiliados, com aproximadamente 20.000 profissionais altamente qualificados em seu “staff”, dentre os quais, seis membros que pertencem à Academia Chinesa de Ciências.


         


A WFCMS assina Carta de Cooperação com a ABACO/CBA para o desenvolvimento da Medicina Tradicional Chinesa no Brasil.

A World Federation of Chinese Medicine Societies- WFCMS, único órgão de promoção do ensino, difusão e avaliação da Medicina Tradicional Chinesa, oficialmente reconhecido pelo Governo Chinês, através do Ministérios da Saúde, de Recursos Humanos e do Departamento de Controle de Medicamentos da China assinou com a ABACO/CBA uma Carta de Cooperação que dá a exata idéia e dimensão da credibilidade que a ABACO/CBA desfruta junto aos principais órgãos de treinamento e divulgação da MTC pelo mundo.



WFCMS firma com a ABACO/CBA acordo bilateral para o desenvolvimento da Medicina Chinesa no Brasil.

Reconhecendo o papel de liderança da ABACO/CBA na Acupuntura brasileira, a World Federation of Chinese Medicine Societies- WFCMS  assinou um acordo de cooperação com a nossa instituição para estabelecimento de um canal de comunicação direto entre as duas instituições.

Este canal de comunicação e intercâmbio tem como objetivo o desenvolvimento institucional da Acupuntura no Brasil, bem como o fortalecimento da troca de informações, prevendo, inclusive, a interconexão dos sites das instituições.

Estiveram presentes ao evento, além do Vice-Presidente da WFCMS, Dr. Li Zhenji, outros importantes personalidades da Medicina Chinesa: Drs. Jiang Zaizeng, Chunbo Xu, Chang Wenzuo, dentre outros.



WFCMS e ABACO/CBA organizam a Conferência Acadêmica Internacional China-Brasil de Medicina Tradicional Chinesa no Brasil para 2013.

Com o objetivo de inovar os modelos de cooperação e elevar o nível acadêmico da MTC no Brasil, a World Federation of Chinese Medicine Societies- WFCMS e a ABACO/CBA acordaram na organização da CONFERÊNCIA ACADÊMICA INTERNACIONAL CHINA-BRASIL DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA no Brasil.

A Conferência da WFCMS será realizada em 2013 e terá o Rio de Janeiro como palco, trazendo ao Brasil grandes nomes da MTC da China. Esta será uma grande oportunidade dos acupunturista e adeptos da MTC do Brasil assistirem o desempenho de acupunturistas chineses, cumprindo o papel de divulgadores da MTC em nosso país.


         


A WFCMS assina acordo com a ABACO/CBA para a aplicação do Exame Mundial para Título Profissional em Medicina Chinesa.

Seguindo o exemplo da WFAS (órgão consultivo da Organização Mundial de Saúde), a World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS), também confiou à ABACO/CBA a responsabilidade de aplicar no Brasil o seu Exame Internacional de Proficiência e Acreditação para Título Profissional em Medicina Chinesa.

Desta forma, a ABACO/CBA é uma maior instituição brasileira que pode aplicar as principais provas de acreditação internacional em Acupuntura, uma sob a égide da Organização Mundial de Saúde (OMS), através da WFAS e , também, pela WFCMS sob a égide do Governo Chinês, no Brasil e na América do Sul.

O acordo foi assinado pela Doutora Xu Jinxiang, vice-diretora do Departamento de Exames Internacionais da WFCMS e pelo Prof. Dr. Sohaku Bastos.

ABACO/CBA, credibilidade é o nosso maior patrimônio.



ABACO/CBA e WFCMS firmam carta de cooperação para difundir a normatização da MTC no Brasil e no mundo.

Uma instituição que cumpre com honra e distinção seu papel de divulgação da MTC no Brasil pode também ser importante para esta função em vários pontos do mundo. A World Federation of Chinese Medicine Societies- WFCMS reconhece na ABACO/CBA este potencial e firma, então, com nossa instituição um acordo para a difusão da normatização da MTC no Brasil e no mundo.

A América do Sul é o destino natural do primeiro passo deste caminhar que a ABACO/CBA e a WFCMS farão juntos pela MTC.



ABACO/CBA irá editar e distribuir a Revista Internacional de Medicina Chinesa da WFCMS no Brasil.

Mais uma grande instituição de MTC confia à ABACO/CBA a responsabilidade de editar e distribuir sua revista científica. A World Federation of Chinese Medicine Societies- WFCMS , órgão do Governo Chinês para a difusão da MTC pelo mundo demonstra mais uma vez a credibilidade da ABACO/CBA na pátria da Acupuntura.

A Revista Internacional de Medicina Chinesa da WFCMS é uma das principais publicações de MTC da China e contará, também, em sua edição brasileira, com trabalhos nacionais selecionados por uma comissão científica internacional.


Dr. Sohaku Bastos renova seu registro de médico acupunturista associado (Medicina Chinesa) na Associação de Acupuntura e Moxabustão da China - China Association of Acupuncture and Moxibustion - (CAAM), vinculada à China Academy of Chinese Medical Sciences (CACMS).

Prof. Dr. Sohaku Bastos, inscrito na China Association of Acupuncture and Moxibustion - (CAAM) desde 1995, quando recebeu sua carteira de associado à entidade, teve renovado seu registro para os próximos cinco anos. Para que a raridade deste fato possa ser precisamente avaliada, Dr. Sohaku Bastos foi um dos primeiros na China e um dos poucos ocidentais até hoje a ser agraciado com essa credencial sob o número 059, uma vez que o mencionado órgão estava sendo criado naquele ano de 1995, na China. O seu número atual de registro de reinscrição na entidade, após a atualização de documentos e títulos, é: M1200000-37


Dr. Sohaku Bastos se torna Membro Efetivo e representante da Sociedade Acadêmica Mundial de Qi Gong Médico da (World Academic Society of Medical Qi Gong) – WASMQ com sede na Universidade de Medicina Chinesa de Beijing (Beijing University of Chinese Medicine ) - BUCM e recebe a incumbência de divulgar o Qi Gong Médico chinês na América do Sul.


Na sede da World Federation of Chinese Medicine Societies - WFCMS, em Beijing, o Vice-Presidente da WFCMS, Dr. Li Zhenji discute com Dr. Sohaku Bastos sobre o desenvolvimento da Medicina Chinesa no Brasil e no mundo como um forte braço de divulgação da cultura chinesa no mundo.

 
ABACO - CBA | Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa • abaco@abacocba.org.br • Tel: (21) 2547-1795