Abaco CBA e Faculdade São Judas Tadeu
    Home Área do Aluno    

        abacocba aluno
Receba nossa newsletter

        Abaco CBA newsletter
         Fale Conosco
             Ouvidoria
Facebook Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa
 
  Unidades Calendário dos Cursos Especialização • Formação Especialista Formação Profissional Habilitação Técnica Extensão  
   
 
  ABACO • Sohaku-in  
  Notícias & Vídeos
  Eventos
  Convênios
  Artigos
  Revista
  Links

 
  Centro de Treinamento  
  Estudos Avançados

Sohaku-In Foundation
45 anos de tradição
  44 anos
ABACO
 
CESCIS
 
Quem Somos
 
Credenciamento no MEC


Há 45 anos, uma instituição reconhecida internacionalmente.

Histórico

Desde 1974, a Sohaku-in Foundation promove cursos em caráter informativo. Entretanto, o primeiro curso de ACUPUNTURA e ELETROACUPUNTURA em caráter de formação profissional, direcionado a médicos brasileiros e de SHIATSUTERAPIA a profissionais da área de saúde, teve inicio em 1979.

Com 45 anos de experiência educacional e com o apoio de instituições internacionais congêneres, conseguimos conciliar o pensamento filosófico da milenar Medicina Tradicional do Oriente à realidade científica ocidental, aprimorando os diversos recursos terapêuticos, sua aplicabilidade, promovendo pesquisas e desenvolvendo a qualidade técnica de diversas terapias que compõem o universo das Ciências de Saúde do Oriente.

Obtivemos o registro escolar oficial de nossos cursos, mediante os Pareceres do Conselho Estadual de Educação, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, sob os nos 32/93, 414/94 e 10/96, 72/97 e 214/97, os quais foram adequados à Deliberação CEE nº 254/00, através dos Pareceres de nºs 263, 291, 422 e 473 de 2001, e à Deliberação 270/01, mediante o parecer 373/03. Em 16 de dezembro de 2000, nossa filial de São Paulo (Colégio Brasileiro de Acupuntura e Terapias Tradicionais - CBA) foi autorizada pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo a ministrar cursos oficiais de Shiatsuterapia e, posteriormente, cursos de Acupuntura na cidade de São Paulo. A filial do CBA de Belo Horizonte obteve autorização para ministrar Cursos Técnicos de Acupuntura e Shiatsu ,mediante o Parecer nº 532/2002.

Por estas razões, nossa instituição de ensino está credenciada a conferir certificados e diplomas reconhecidos legalmente por Órgãos Oficiais de Educação. Obtivemos aprovação, a partir de 1993, do COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de acordo com as Resoluções nos 60, 97 e 201/99 e Portarias nº 12 de 16/04/2001, nº 105 de 02/10/03, nº106 de 02/10/03, nº107 de 02/10/03, nº108 de 02/10/03, pelo Conselho Federal de Enfermagem Portaria COFFEN nº 010/2004, e, posteriormente, por outros conselhos de classe a ministrar cursos de formação de especialistas em nível de pós-graduação.

Obtivemos ainda irrestrita aprovação do Sindicato Nacional dos Profissionais em Acupuntura e Terapias Orientais (SINDACTOR) e da Confederação Brasileira de Acupuntura e Terapias Afins (CONBRATA).

Estabelecemos convênios com Secretarias Municipais de Saúde de outros municípios do Estado do Rio de Janeiro e, também, com a Associação dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ASPERJ), no qual mantemos um ambulatório de Acupuntura, Shiatsuterapia e Terapias Complementares.

Nossa Instituição, de acordo com os convênios internacionais, está autorizada a matricular e certificar, não apenas alunos brasileiros, mas, também, estudantes estrangeiros e não imigrantes.

A ABACO/SOHAKU-IN, através de seu fundador Prof. Dr. Sohaku R. C. Bastos desenvolveu um "know-how" em Medicina Oriental e Ciências da Saúde, tornando-se capacitada a manter convênios com diversas universidades internacionais, principalmente naquelas em que nosso fundador se graduou e pós-graduou. Deste trabalho surgiu a necessidade de editar obras técnico-científicas originais em idioma português, as quais têm auxiliado a difusão e o aperfeiçoamento da Medicina Oriental no Brasil.

Em 1964, Professor Sohaku colaborou, também, na fundação do primeiro Ginásio Nipo-brasileiro de Cultura Física no Rio de Janeiro (Shidokan), do qual se tornou seu Diretor Presidente, em 1966.

Das obras mais conhecidas de autoria do Prof. Sohaku Bastos, encontramos, entre outras, o LIVRO DO SHIATSU, o MANUAL DE ELETROACUPUNTURA MÉDICA, o TRATADO DE ELETROACUPUNTURA, ALTERNATIVAS EM SAÚDE: O futuro das Medicinas Complementares e SHIATSU TRADICIONAL: Fundamentos, Prática e Clínica de Shiatsuterapia.

O autor é introdutor da Eletroacupuntura Científica no Brasil e fundador da Sociedade Brasileira de Eletroacupuntura (SOBEA). Prof. Sohaku foi Conselheiro de Estado de Educação do Rio deJaneiro , Membro da Câmara de Ensino Superior e Profissional e Vice-Presidente da Comissão de Educação à Distância do Estado. Atualmente, exerce a função de Cônsul Honorário da República Democrática Socialista do Sri Lanka para o Estado do Rio de Janeiro.

Sua formação nas três últimas décadas se fundamentou em cursos de Medicina Oriental em diversos países, inclusive com tese defendida no exterior que, por ser específica nessa área de saber, possibilitou a criação dos primeiros grupos de ensino e pesquisas no Rio de Janeiro. Assim foi criada a ABACO/SOHAKU-IN.

No Brasil, a ABACO, através do Colégio Brasileiro de Acupuntura - CBA, tem se destacado como pioneira no estudo de práticas científicas específicas, como: ELETROACUPUNTURA SISTÊMICA, SHIATSUTERAPIA, HOMEOPUNTURA, LASERACUPUNTURA, e mais recentemente, a Fitoterapia Oriental e Ocidental em estudos comparados. Professores estrangeiros do Japão, China, EUA e Sri Lanka, formam um "staff" de docentes, respaldando, cientificamente, o projeto desenvolvido pelo fundador de nossas instituições, Prof. Sohaku R. C. Bastos, que consiste na promoção do primeiro curso superior e, futuramente, cursos de mestrado e doutorado em Acupuntura e Medicina Oriental no Brasil.

Através da Lei n° 2806 de 10 de outubro de 1997, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 14 de outubro de 1997, a ABACO foi reconhecida de UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL, posteriormente, foi reconhecida de Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 2.952 de 23/12/99, publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 29/12/99.

Em dezembro de 1997, foi criado o Colégio Brasileiro de Acupuntura e Terapias Tradicionais da ABACO, no bairro da Liberdade em São Paulo. No ano de 1998, estabelecemos as primeiras turmas de Acupuntura e Eletroacupuntura em Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT). Em 2000, foram estabelecidas as filiais do Colégio Brasileiro de Acupuntura (CBA) em Porto Alegre e Belo Horizonte. No ano de 2001, iniciamos as primeiras turmas de Acupuntura e Eletroacupuntura em Salvador (BA).

A ampliação do trabalho da ABACO, sob a ótica educacional, é motivada pelo êxito obtido na formação de mais de 4.000 Acupunturistas e Shiatsuterapeutas, sendo parte oriundos de cursos oficiais profissionalizantes e o restante formados através de cursos para graduados na área de saúde (nível de pós-graduação), que hoje enriquecem o mercado de trabalho nesta área. Além disso, registramos mais de 4800 alunos, os quais freqüentaram cursos livres promovidos pela Sohaku-In Foundation, nos últimos anos. Dessa forma, esperamos atingir nosso objetivo de promover ensino de qualidade na área de saúde.

Com a criação do Instituto Politécnico de Saúde da ABACO, vários cursos de habilitação profissional de nível técnico estão sendo promovidos, dentre os quais: Fitoterapia, Quiropraxia, Enfermagem, Reflexoterapia, Massagem Terapêutica, Iogaterapia, Terapia Ayurvédica, Estética, Segurança do Trabalho, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Prótese Dentária, Higiene Dental, Instrumentação Cirúrgica, Primeiros Socorros, Patologia Clínica, Nutrição e Dietética, Assistência em Saúde Mental, Farmácia e Hemoterapia. A diferença destes cursos para os já existentes no mercado é que será promovida a educação profissional com ênfase na integração de conhecimentos e práticas científicas do ocidente e tradicionais do oriente.

 
ABACO - CBA | Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa • abaco@abacocba.org.br • Tels: (21) 2547-1795